quarta-feira, 31 de julho de 2013

Cerveja: Delirium Tremens

É amigos cervejeiros, ainda sou um novato nesse segmento de apreciadores de cerveja. Com apenas 24 anos de idade e pouco mais de um ano degustando os mais variados rótulos, ainda não estou perto de ser um grande conhecedor, mas já posso garantir a muitos que sei o que é cerveja mesmo – deixando de lado muitos “cervejões” que nos são apresentados nas propagandas da TV.

E pensando na minha idade, me remeto ao ano de 1989 – famoso por ter sido o da Queda do Muro de Berlim – que foi o ano em que nasci. É fato que naquele ano com pouco mais de nove meses de vida eu nem sabia ao certo o que significaria ganhar um presente de Natal. Mas se eu tivesse 24 anos em 1989 certamente pediria para que o Bom Velinho me presenteasse com uma bela gelada. Que não obrigatoriamente deveria estar debaixo da árvore de Natal de casa na manhã do dia 25 – desde que fosse recompensador esperar pelo presente dias depois. É o que aconteceria se eu tivesse tido a oportunidade de degustar em 26 de dezembro de 1989 os primeiros goles da Delirium Tremens, cerveja belga que é considerada uma das melhores do mundo.
  

A Delirium Tremens é produzida pela cervejaria Brasserie Huyghe que nasceu no ano de 1906 quando Léon Huyghe – seu fundador - chegou à cidade de Melle, na província de Flandres Oriental na Bélgica, e comprou uma antiga cervejaria. No início, Huyghe deu o nome de Mouterij den Appel à sua cervejaria. Durante a 1ª Guerra Mundial os tanques de brassagem e fervura foram todos confiscados pelos invasores alemães por serem de cobre. Estes tanques tiveram que ser repostos depois. Somente em 1938 a cervejaria recebeu o nome de Brasserie Léon Huyghe.

Até o ano de 1985 o foco da cervejaria era a produção de cerveja Pilsen. Depois de grandes investimentos em uma reforma radical na empresa é que a produção de cervejas Ales foi iniciada. A mais famosa delas é a Delirium Tremens, uma Belgian Strong Ale. A bebida usa de três diferentes tipos de fermento e é também fermentada por três vezes sendo que a última é na própria garrafa.

A embalagem é um caso a parte. Vemos uma garrafa branca lembrando o aspecto de cerâmica (que na verdade é embalada em um papel alumínio) e no rótulo um elefante cor-de-rosa é o mascote da bebida. Vale colocar na prateleira da sua coleção.

A Delirium Tremens ganhou fama no mundo cervejeiro e já foi considerada a melhor cerveja do mundo quando recebeu a medalha de ouro no World Beer Championship - em Chicago - no ano de 1998.

O nome vem do latim e é utilizado para descrever a reação de psicose causada pela abstinência em alcoólatras. Provável razão para o símbolo de a cerveja ser um elefante cor-de-rosa.


A bebida tem sabor amargo e é levemente adocicada – ideal para quem gosta de bebidas mais encorpadas. A coloração é uma dourado levemente âmbar (que faz brilhas os olhos de quem aprecia a cerveja com todos os sentidos sensoriais).

Há também o Delirium Café (em Bruxelas – capital da Bélgica) que é o bar que faz parte da cervejaria que conta com filiais nos Estados Unidos, Japão e Suécia e que já esteve no livro do recordes com a maior carta de cervejas do mundo. Geralmente estão disponíveis para os clientes do bar cerca de 2.000 cervejas diferentes.

Então se o Papai Noel um dia se atrasar, não se desespere. Afinal de contas, todo dia é dia para sermos presenteados com novas e excelentes cervejas para colocarmos no currículo!







Ficha técnica
Tipo: Belgian Golden Strong Ale
Teor alcoólico: 8,5%

Nenhum comentário:

Postar um comentário